segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Inicia Semana da Consciência Negra em Viamão

10ª Semana da Consciência Negra de Viamão ocorre de 12 a 23 de novembro, no município. Saiba mais: www.viamao.rs.gov.br/gta

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A Prefeitura de Viamão iniciou oficialmente na tarde desta segunda-feira a 10ª Semana da Consciência Negra.

Na abertura foi realizado um resgate da história da chegada do negro ao Brasil, trazendo sua religiosidade. Seis babalorixás palestraram sobre o assunto, sobre o papel político dos terreiros na comunidade e outros.

O prefeito Alex Boscaini fez um resgate cultural da forma como os negros foram tratados desde sua chegada ao Brasil. “Em uma sociedade capitalista como a nossa, não só os negros são excluídos, como também brancos e índios. Essa exclusão acontece devido ao desemprego, que deixa os pobres às margens da sociedade. Todos os governos devem discutir o tema, buscando solução, que inclua essa grande parcela da população”, disse o prefeito elogiando, ainda, a organização do evento.

Para a secretária de Cidadania e Assistência Social, Ester Hesseling, a Semana da Consciência Negra deve servir para refletir sobre as questões que envolvem essa política pública, que promove a igualdade racial.

Já o coordenador de Carnaval e membro do Grupo de Trabalho Anti-racismo (GTA), Magno Castro, disse que a missão do GTA é estabelecer iniciativas contra as desigualdades raciais no município, promovendo a igualdade e a proteção dos direitos de indivíduos e grupos raciais e étnicos afetados pela discriminação e demais formas de intolerância, com ênfase na população negra.

Semana para reflexão

A diretora de Cidadania e Assistência Social e coordenadora do GTA, Karla Renné, disse que a criação do GTA é o reconhecimento das lutas históricas do Movimento negro. Em Viamão, pelo governo municipal. “A Semana da Consciência Negra é um símbolo, porque é o resultado de uma construção ao longo dos dez últimos anos, que tem contribuído para a capacitação e fortalecimento das ações afirmativas do povo negro”.

Já a assessora pedagógica da Secretaria de Educação e membro do GTA, Cláudia Soares, lembrou que o evento é uma continuidade do anterior, onde se buscou a visibilidade dos quilombolas de Viamão. “Queremos uma identidade cultural para essas comunidades. A população precisa saber de sua existência, como o Cantão das Lombas, Botinhas e Anastácia, em Viamão, porque é parte da história afro-brasileira”.

A 10ª Semana da Consciência Negra, que acontece até 23 de novembro, contará com palestras, apresentação de danças afro, exposição da Biblioteca do Negro Maria Helena da Silveira, etc.

A iniciativa é da Prefeitura de Viamão, através do Grupo de Trabalho Anti-racismo.


CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES

“EDUCAÇÃO SEM DISCRIMINAÇÃO” 2007


19/11 (segunda-feira)

Local: Walter Graf

8h30min - Credenciamento

9h - Abertura Apresentação de Dança - E.M.E.F. Recanto da Lagoa

9h30min - Palestra Profª Tavama Nunes dos Santos E.M.E.I. Chapéu do Sol (Alvorada) “Situação Quilombola no Passado e Presente”

10h45min - Intervalo

11h - Palestra Srª Jurema Barbosa da Rosa (EMATER) “Quilombos de Viamão”

12h - Encerramento

13h30min - Credenciamento

14h - Palestra Artista Plástico Daniel Tinoco Neto “Significado das Máscaras Africanas”

14h30min - Oficina de Máscaras Africanas

17h - Encerramento


20/11 (terça-feira)

Local: Faculdade Dom Alberto

8h30min - Credenciamento

9h - Palestra Profª Adriana C. S.dos Santos SMED/POA.
“Currículo Afro-Brasileiro nas Escolas”

10h30min - Palestra Profª Adiles da Silva Lima - Cachoeirinha
“Bonecas Negras”

11h - Oficinas Bonecas Negras

12h - Encerramento

13h30min - Credenciamento

14h - Palestra com a Comunidade Quilombola de Mostardas

15h30min - Intervalo

16h30min - Apresentação Artística E.M.E.F. Dom Diogo de Souza

17h - Encerramento

Coordenação: Assessora Pedagógica Cláudia de Campos Soares

Nenhum comentário: