10ª Semana da Consciência Negra de Viamão ocorre de 12 a 23 de novembro, no município. Saiba mais: www.viamao.rs.gov.br/gta
A Prefeitura de Viamão iniciou oficialmente na tarde desta segunda-feira a 10ª Semana da Consciência Negra.
Na abertura foi realizado um resgate da história da chegada do negro ao Brasil, trazendo sua religiosidade. Seis babalorixás palestraram sobre o assunto, sobre o papel político dos terreiros na comunidade e outros.
O prefeito Alex Boscaini fez um resgate cultural da forma como os negros foram tratados desde sua chegada ao Brasil. “Em uma sociedade capitalista como a nossa, não só os negros são excluídos, como também brancos e índios. Essa exclusão acontece devido ao desemprego, que deixa os pobres às margens da sociedade. Todos os governos devem discutir o tema, buscando solução, que inclua essa grande parcela da população”, disse o prefeito elogiando, ainda, a organização do evento.
Para a secretária de Cidadania e Assistência Social, Ester Hesseling, a Semana da Consciência Negra deve servir para refletir sobre as questões que envolvem essa política pública, que promove a igualdade racial.
Já o coordenador de Carnaval e membro do Grupo de Trabalho Anti-racismo (GTA), Magno Castro, disse que a missão do GTA é estabelecer iniciativas contra as desigualdades raciais no município, promovendo a igualdade e a proteção dos direitos de indivíduos e grupos raciais e étnicos afetados pela discriminação e demais formas de intolerância, com ênfase na população negra.
Semana para reflexão
A diretora de Cidadania e Assistência Social e coordenadora do GTA, Karla Renné, disse que a criação do GTA é o reconhecimento das lutas históricas do Movimento negro. Em Viamão, pelo governo municipal. “A Semana da Consciência Negra é um símbolo, porque é o resultado de uma construção ao longo dos dez últimos anos, que tem contribuído para a capacitação e fortalecimento das ações afirmativas do povo negro”.
Já a assessora pedagógica da Secretaria de Educação e membro do GTA, Cláudia Soares, lembrou que o evento é uma continuidade do anterior, onde se buscou a visibilidade dos quilombolas de Viamão. “Queremos uma identidade cultural para essas comunidades. A população precisa saber de sua existência, como o Cantão das Lombas, Botinhas e Anastácia, em Viamão, porque é parte da história afro-brasileira”.
A 10ª Semana da Consciência Negra, que acontece até 23 de novembro, contará com palestras, apresentação de danças afro, exposição da Biblioteca do Negro Maria Helena da Silveira, etc.
A iniciativa é da Prefeitura de Viamão, através do Grupo de Trabalho Anti-racismo.
CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES
“EDUCAÇÃO SEM DISCRIMINAÇÃO” 2007
19/11 (segunda-feira)
Local: Walter Graf
8h30min - Credenciamento
9h - Abertura Apresentação de Dança - E.M.E.F. Recanto da Lagoa
9h30min - Palestra Profª Tavama Nunes dos Santos E.M.E.I. Chapéu do Sol (Alvorada) “Situação Quilombola no Passado e Presente”
10h45min - Intervalo
11h - Palestra Srª Jurema Barbosa da Rosa (EMATER) “Quilombos de Viamão”
12h - Encerramento
13h30min - Credenciamento
14h - Palestra Artista Plástico Daniel Tinoco Neto “Significado das Máscaras Africanas”
14h30min - Oficina de Máscaras Africanas
17h - Encerramento
20/11 (terça-feira)
Local: Faculdade Dom Alberto
8h30min - Credenciamento
9h - Palestra Profª Adriana C. S.dos Santos SMED/POA.
“Currículo Afro-Brasileiro nas Escolas”
10h30min - Palestra Profª Adiles da Silva Lima - Cachoeirinha
“Bonecas Negras”
11h - Oficinas Bonecas Negras
12h - Encerramento
13h30min - Credenciamento
14h - Palestra com a Comunidade Quilombola de Mostardas
15h30min - Intervalo
16h30min - Apresentação Artística E.M.E.F. Dom Diogo de Souza
17h - Encerramento
Coordenação: Assessora Pedagógica Cláudia de Campos Soares
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário